A terceira edição do Curso de Jovens Líderes promovido pela Talitha Kum na América Latina chegou ao fim, reafirmando seu enorme sucesso. A iniciativa consolidou-se como um espaço formativo de excelência, reunindo jovens de diversos países do continente em um processo que uniu espiritualidade, conhecimento e compromisso concreto no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
A celebração de formatura aconteceu no sábado, 06 de dezembro, reunindo quase 50 jovens de 14 países da América Latina, incluindo o Brasil. O encontro marcou a conclusão da caminhada formativa que iniciou em maio, e destacou os projetos de incidência social que os participantes, organizados em grupos, desenvolveram e implementaram em suas realidades locais.
Na abertura do encontro, Irmã Isabel do Rocio Kuss, coordenadora da Rede Um Grito pela Vida e integrante da equipe de coordenação do curso, saudou os participantes destacando que a juventude é a geração da coragem e guardiã da dignidade humano.
“Nessa jornada, aprendemos que nenhum corpo é mercadoria e nenhuma vida pode ser descartada. A juventude tem papel decisivo na caminhada de uma sociedade sem tráfico de pessoas. Sigamos unindo forças, quebrando silencio e levantando a voz da juventude: das juventudes cuidadoras da vida”, afirmou.

Já Irmã Carmen Ugarte García, coordenadora da Rede Talitha Kum na América Latina e Caribe, ressaltou que os jovens foram chamados a serem agentes de compaixão que liberta e transforma:
“Hoje, esta etapa formativa chega ao fim e estou certa de que, no desenvolvimento de seus projetos criativos, vocês foram compreendendo —como nós— a complexidade do crime do tráfico de pessoas, uma realidade que viola todos os direitos das vítimas e ultraja sua dignidade. Vocês aprenderam sobre prevenção, cuidado e cura e, nesse caminho, foram assumindo como próprio o clamor de tantas irmãs e irmãos. Também foram experimentando a alegria de transformar vidas, de construir esperança onde antes havia silêncio e dor.”, declarou.

Neste encontro especial, a Irmã Abby Avelino, Coordenadora Internacional da Rede Talitha Kum e entusiasta do projeto, enviou uma mensagem aos jovens:
“Como jovens líderes, vocês chegaram trazendo histórias diferentes, realidades diversas e desafios próprios de suas comunidades. No entanto, um único fio os une: o desejo de se levantar e responder ao clamor daqueles que sofrem devido ao tráfico de pessoas. Vocês escolheram aprender, questionar e se comprometer. Essa escolha faz de vocês líderes — líderes com sensibilidade, visão e solidariedade.”, disse.
E completou: “Somem-se à construção de um movimento mais forte e mais conectado, que alcance salas de aula, escolas, vilas, bairros, paróquias e plataformas digitais — onde quer que haja pessoas em situação de risco. Vocês são a geração capaz de transformar consciência em ação, e ação em mudança. O mundo precisa da liderança de vocês. A América Latina precisa da liderança de vocês. E Talitha Kum os acolhe plenamente nesta jornada de compaixão, resiliência e coragem.”.

PROJETOS
Essa terceira edição do Curso de Jovens Líderes da Talitha Kum produziu importantes frutos. Ao todo, foram 22 projetos, destes, seis projetos dos jovens brasileiros, de incidência social na linha de formação e prevenção ao tráfico humano. Dois desses projetos foram apresentados.
Do Brasil, o podcast “A voz que faltava” foi o projeto realizado para esclarecer a população através de uma mídia cada vez mais consumida pelos jovens no país. Episódios de cinco minutos, com entrevistas, abordam conceitos técnicos e casos reais para melhor informar outros jovens e a população em geral. Gabriela Mendonça, integrante do grupo, afirmou que a ação destacou o protagonismo juvenil, o empoderamento e a conscientização por meio das mídias digitais.
Já de El Salvador, um projeto focado em prevenção através da educação, sensibilização e das ações em comunidades atingiu mais de 500 pessoas entre jovens e adultos. As ações, inicialmente pensada somente para jovens, cresceu. O trabalho de prevenção e formação dos riscos digitais foram realizadas em escolas, universidades e nas paróquias com adultos.

FORMATURA
Em clima de celebração, o encerramento contou com a entrega do diploma virtual aos participantes. Irmã Ana Maria Vilca, do Peru, coordenadora do Programa de Formação na América Latina, destacou seu desejo de que todo o processo formativo se transforme em uma experiência profunda na vida de cada jovem. Reafirmou ainda que são os próprios jovens a razão de existir do programa, inspiração e força para que a Talitha Kum continue investindo em liderança, cuidado e prevenção.
“Nos motiva formar jovens lideres nas comunidades para construir uma sociedade sem tráfico de pessoas.” afirmou.
Para 2026 está prevista uma nova edição do curso.





















