Rede Um Grito Pela Vida participa da Semana Coração Azul em Curitiba

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

Em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Rede Um Grito Pela Vida (RUGPV), Núcleo de Curitiba (PR), participou de uma série de ações promovidas durante a Semana Coração Azul, organizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná (SEJU), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-PR).

No dia 30 de julho, a convite da Dra. Sílvia Cristina Xavier, chefe do NETP-PR, representantes da RUGPV estiveram presentes no Seminário realizado na Escola Superior da Polícia Civil. A Ir. Marfiza Marcelino, sdp, apresentou a missão da Rede Um Grito Pela Vida e compartilhou experiências de atuação no combate ao tráfico de pessoas em Curitiba. Também estiveram presentes as Irmãs Ilva Maria, Vilma e Evanir Burgali, além da leiga Elizente, integrantes do núcleo local da Rede.

O seminário abordou temas fundamentais como:

  • A proteção integral das vítimas, conforme a Lei 13.344/2016;
  • O papel das autoridades policiais no enfrentamento ao tráfico;
  • A atuação das OSCs no acolhimento às vítimas;
  • Propostas para uma rede de atendimento efetiva e humanizada.

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, a RUGPV participou de ações de sensibilização e distribuição de materiais informativos em parceria com jovens da Jocum e das Irmãs da Divina Providência. As atividades ocorreram em espaços públicos com foco na prevenção e conscientização.

Encerrando a semana, no dia 2 de agosto, a Rede se uniu à Cáritas de Curitiba, a grupos de jovens, religiosas e membros de diferentes denominações cristãs em uma ação solidária com pessoas em situação de rua. Foram distribuídos alimentos, água, material informativo e oferecidos momentos de escuta e oração. A iniciativa atendeu mais de 200 pessoas, expressando na prática o compromisso com a vida e a dignidade humana.

A Semana Coração Azul reforça o compromisso da Rede Um Grito Pela Vida com a erradicação do tráfico de pessoas e a promoção de uma cultura de cuidado, justiça e proteção às vítimas desse crime.

Publicações recentes