Na noite da quarta-feira, 27 de agosto, a Rede Um Grito pela Vida realizou a sua Pré-Assembleia, de forma online, reunindo mais de 80 participantes de todos os núcleos espalhados pelo Brasil. O encontro marcou o início oficial desta caminhada sinodal até a Assembleia Nacional, que acontecerá em outubro, em Salvador (BA) e foi o primeiro de dois momentos que irão encaminhar decisões importantes para a missão da Rede.
Presença especial da presidente da CRB Nacional
Um dos destaques foi a participação da Irmã Maria do Disterro Rocha Santos, nova presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional). Em sua fala, ela afirmou estar de coração aberto para aprender e caminhar junto com a Rede:
“Estou com o coração aberto para aprender e para caminhar junto com cada um e cada uma, nessa escola tecida com tantos fios de ternura, de justiça e de gratidão. Para mim é uma alegria muito grande. Eu já admiro a Rede há muito tempo, mesmo não tendo oportunidade de estar juntos em tantos momentos. Mas compreendo que o lugar que cada um está, é um lugar necessário.”
A presidente também confirmou sua presença na Assembleia Nacional e agradeceu pela generosidade de todas e todos que se dedicam ao serviço: “Agradeço a generosidade do coração de vocês. Nesse chão sagrado que é a vida ameaçada. Podem contar comigo e podem contar com a assembleia.”.
Debate e aprovação do Regulamento
Durante a noite, foi apresentado e debatido o Regulamento da Rede Um Grito pela Vida. Segundo explicou Irmã Isabel do Rocio Kuss, da coordenação nacional, o documento vai além de um regimento:
“Não é para burocratizar a Rede, mas juntar documentos onde estarão os princípios. O regulamento é para estruturar o funcionamento da Rede em todos os seus âmbitos.”
O regulamento reúne em um único texto a identidade, a missão, a organização e a dinâmica da Assembleia Nacional, além de outros elementos que sustentam a vida e a missão da Rede. Entre as aprovações, destacou-se a reorganização dos regionais, fortalecendo a caminhada dos núcleos em todo o país.
Um processo vivido em sinodalidade
Mais que uma etapa organizativa, a Pré-Assembleia antecipou o clima de sinodalidade, corresponsabilidade e entreajuda que marcará a Assembleia de outubro. Momentos como este reforçam a importância da unidade e do discernimento coletivo na missão da rede Um grito pela Vida na defesa da vida e no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
O segundo encontro da Pré-Assembleia já tem data marcada: será no dia 16 de setembro, às 19h, novamente em formato online.