Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2025, em Salvador (BA), a Rede Um Grito pela Vida — iniciativa da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil (CRB Nacional) e integrante da Rede Internacional Talitha Kum — realiza sua Assembleia Trienal Eletiva, com o tema “O Grito da Esperança – 18 anos de resistência e compromisso” e o lema “Lance sua rede pela vida”.
O encontro reunirá religiosas, religiosos, leigas e leigos de todos 32 núcleos da Rede no Brasil, em um tempo de escuta, avaliação e projeção do futuro. Os eixos norteadores da Assembleia — Memória, Comunhão, Esperança e Justiça — conduzirão as reflexões e as decisões sobre as prioridades para o próximo triênio. Entre os temas em destaque estão a justiça socioambiental, o cuidado como prática transformadora e a incidência política como instrumento de justiça.

Para irmã Isabel do Rocio Kuss, coordenadora nacional da Rede, a assembleia é um tempo de maturidade, de reafirmar que o combate ao tráfico de pessoas e às múltiplas formas de violência e exploração exige compromisso efetivo, articulação e presença profética nas realidades concretas:
“Queremos traçar prioridades que expressem nossa fidelidade à vida e nossa determinação em seguir tecendo redes de cuidado, justiça e solidariedade, com firme esperança de que outro mundo é possível.”, disse a coordenadora.
Além das palestras, trabalhos em grupos e momentos de espiritualidade, a programação incluirá a eleição das quatro integrantes da nova coordenação nacional e a definição das prioridades para o triênio 2026–2028. Haverá também uma peregrinação ao Santuário de Santa Dulce dos Pobres. No templo, uma Celebração Eucarística em Ação de Graças comemorará os 18 anos da Rede.
Rede Um Grito Pela Vida
Iniciativa intercongregacional, a Rede Um Grito pela Vida é formada por religiosas e religiosos de diversas congregações, além de leigas e leigos comprometidos com a erradicação do tráfico de pessoas.
Fundada em 2006, a Rede atua há quase duas décadas na prevenção e no enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil, inspirada no Projeto de Jesus Cristo, nos Carismas congregacionais, na indignação profética e na compaixão samaritana.
É uma força ativa da Igreja na sociedade, que mobiliza, forma e articula pessoas em defesa da vida e da dignidade humana. Atualmente, está organizada em 32 núcleos distribuídos em 22 estados do país, o que expressa sua presença ampla, enraizada e solidária em todo o território nacional.
—
Serviço: Assembleia Trienal da Rede Um Grito pela Vida
De 29 de outubro a 1º de novembro de 2025 | Salvador (BA)
Tema: O Grito da Esperança – 18 anos de resistência e compromisso
Lema: Lance sua rede pela vida.




