Participantes da Assembleia Trienal da Rede Um Grito pela Vida emitem Carta Compromisso

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ao final da Assembleia Trienal, realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2025, em Salvador (BA), os representantes dos núcleos da Rede Um Grito Pela Vida emitiram a Carta Compromisso, documento que expressa a síntese do caminho vivido durante o encontro e reafirma a missão coletiva de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

A carta recorda os momentos de oração, partilha, estudo e celebração que marcaram os quatro dias da assembleia, realizada no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL) — espaço simbólico onde a Rede deu seus primeiros passos. Inspirados pelo tema “O grito da esperança – 18 anos de resistência e compromisso” e pelo lema “Lance sua rede pela vida!”, as/os 63 participantes de todo o Brasil renovaram sua disposição em seguir tecendo, com fé e coragem, a rede de cuidado e libertação que anima a missão.

O documento também apresenta as três prioridades assumidas para o triênio 2026–2028:

1 – Processos formativos integrais, com ênfase nas novas modalidades de tráfico e nas vulnerabilidades emergentes;
2 – Mobilização social e incidência eclesial e política em favor da justiça social e do bem comum;
3 – Cultivo da mística e da cultura do cuidado, sustentadas pela escuta, compaixão e corresponsabilidade.

Com tom de esperança e gratidão, a Carta Compromisso invoca a intercessão de Santa Dulce dos Pobres e Santa Josefina Bakhita, pedindo suas bênçãos para a continuidade da tessitura da Rede.

A seguir, leia a íntegra da Carta Compromisso da Assembleia Trienal da Rede Um Grito pela Vida.

CARTA COMPROMISSO

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2025, realizou-se, no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL), em Salvador – Bahia, espaço sagrado onde foram tecidos os primeiros fios da Rede, a Assembleia Trienal da Rede Um Grito pela Vida, com o tema “O grito da esperança – 18 anos de resistência e compromisso” e o lema “Lance sua rede pela vida!”.

As celebrações dos gritos da Memória, Justiça, Comunhão e Esperança, assim como toda a Assembleia, contaram com a presença ativa de 63 participantes de todo o Brasil, pessoas firmes, comprometidas e solidárias no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

A Rede Um Grito pela Vida é uma articulação intercongregacional constituída por religiosas e religiosos de diversas Congregações, bem como por leigas e leigos comprometidos com o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Um espaço de articulação e ação profético-solidária da Vida Religiosa Consagrada no Brasil – CRB Nacional.

Durante a assembleia, foi avaliado o caminho percorrido ao longo dos últimos três anos, celebrados os 18 anos da Rede no Santuário Santa Dulce dos Pobres e realizada a eleição da coordenação para o triênio 2026 a 2028, fortalecendo o compromisso comum no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Foram proporcionados momentos de estudo, reflexão e aprofundamento dos desafios contemporâneos com os temas: “Territórios Violados, Vidas Aliciadas: Justiça Socioambiental como Defesa Contra o Tráfico de Pessoas”, “Redes e Afetos: O Cuidado como Prática Transformadora” e “Do Grito à Ação: Incidência Política como Instrumento de Justiça”.

A Rede reafirma-se como espaço de esperança ativa, resistência solidária e testemunho profético, com a missão de “Atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas, principalmente de mulheres e crianças para fins de exploração sexual.” Dessa forma, assumimos três prioridades:

1ª) Processos formativos integrais com ênfase nas novas modalidades de tráfico de pessoas no contexto atual: digital, novas formas de violências e vulnerabilidades, crise climática e outras;
2ª) Mobilização social e incidência eclesial e política como expressão de compromisso com a justiça social e o bem comum;
3ª) Cultivar a mística e a cultura do cuidado por meio da escuta, compaixão e corresponsabilidade.

A assembleia elegeu a nova coordenação da Rede para o triênio 2026 a 2028. Integram a Coordenação Nacional: a coordenadora, Irmã Isabel do Rocio Kuss, da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas; o Irmão Carlos Antônio Lins, dos Missionários Franciscanos Filhos de Maria; a Irmã Sirleide Cabral de Oliveira, das Irmãs Franciscanas de Dillingen; e a Irmã Sandra Camilo Ede, das Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils.

Com o coração cheio de gratidão, pedimos as bênçãos e a intercessão das santas mulheres Dulce dos Pobres e Josefina Bakhita pela continuidade da tessitura da Rede, missão de todas e todos nós.

01 de novembro de 2025 – Salvador/BA

Assembleia Trienal da Rede Um Grito pela Vida

Publicações recentes