Juventudes reforçam protagonismo no enfrentamento ao tráfico de pessoas

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

O protagonismo das juventudes na prevenção e no enfrentamento ao tráfico de pessoas foi o tema central do terceiro encontro do curso “Juventudes: Cuidadoras da Vida”, realizado no sábado, 31 de maio. A assessoria ficou por conta da assistente social Sandra Loyo, de Manaus (AM), que trouxe reflexões e informações sobre o tema.

Durante a formação, Sandra reforçou o conceito de tráfico de pessoas e alertou que os jovens estão entre as principais vítimas, sobretudo por estarem em busca de oportunidades. “A falta de informação, o desconhecimento dos direitos e a vulnerabilidade social aumentam os riscos”, destacou. Ela também chamou a atenção para o uso das redes sociais como ferramenta de aliciamento e controle das vítimas.

Ao mesmo tempo, a assistente social ressaltou que os próprios jovens têm papel fundamental na prevenção. Isso se dá por meio da informação, mobilização e da atuação direta nas comunidades. A produção de conteúdos, a promoção de debates e o apoio entre pares são estratégias potentes no enfrentamento.

Sandra também reforçou a importância de ações concretas, como sensibilizar outros jovens, promover rodas de conversa, fazer denúncias pelos canais oficiais — Disque 100 e Disque 180 — e participar ativamente dos movimentos sociais e eclesiais que lutam contra o tráfico de pessoas.

Na dinâmica em grupos, os participantes apresentaram propostas criativas e comprometidas, como rodas de conversa sobre o tema, ações de prevenção nas comunidades e espaços de igreja, além do compromisso de denunciar situações suspeitas e fortalecer a rede de proteção.

O encontro reafirmou que a juventude, bem informada e mobilizada, é força essencial na construção de uma sociedade que cuida da vida e combate qualquer forma de exploração.


Por: Magnus Regis | sercomredegpv@crbnacional.org.br

 

 

Publicações recentes