Ao final da Assembleia Trienal, realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2025, em Salvador (BA), os representantes dos núcleos da Rede Um Grito Pela Vida emitiram a Carta Compromisso, documento que expressa a síntese do caminho vivido durante o encontro e reafirma a missão coletiva de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
A carta recorda os momentos de oração, partilha, estudo e celebração que marcaram os quatro dias da assembleia, realizada no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL) — espaço simbólico onde a Rede deu seus primeiros passos. Inspirados pelo tema “O grito da esperança – 18 anos de resistência e compromisso” e pelo lema “Lance sua rede pela vida!”, as/os 63 participantes de todo o Brasil renovaram sua disposição em seguir tecendo, com fé e coragem, a rede de cuidado e libertação que anima a missão.
O documento também apresenta as três prioridades assumidas para o triênio 2026–2028:
1 – Processos formativos integrais, com ênfase nas novas modalidades de tráfico e nas vulnerabilidades emergentes;
2 – Mobilização social e incidência eclesial e política em favor da justiça social e do bem comum;
3 – Cultivo da mística e da cultura do cuidado, sustentadas pela escuta, compaixão e corresponsabilidade.
Com tom de esperança e gratidão, a Carta Compromisso invoca a intercessão de Santa Dulce dos Pobres e Santa Josefina Bakhita, pedindo suas bênçãos para a continuidade da tessitura da Rede.
A seguir, leia a íntegra da Carta Compromisso da Assembleia Trienal da Rede Um Grito pela Vida.

CARTA COMPROMISSO
Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2025, realizou-se, no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL), em Salvador – Bahia, espaço sagrado onde foram tecidos os primeiros fios da Rede, a Assembleia Trienal da Rede Um Grito pela Vida, com o tema “O grito da esperança – 18 anos de resistência e compromisso” e o lema “Lance sua rede pela vida!”.
As celebrações dos gritos da Memória, Justiça, Comunhão e Esperança, assim como toda a Assembleia, contaram com a presença ativa de 63 participantes de todo o Brasil, pessoas firmes, comprometidas e solidárias no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
A Rede Um Grito pela Vida é uma articulação intercongregacional constituída por religiosas e religiosos de diversas Congregações, bem como por leigas e leigos comprometidos com o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Um espaço de articulação e ação profético-solidária da Vida Religiosa Consagrada no Brasil – CRB Nacional.
Durante a assembleia, foi avaliado o caminho percorrido ao longo dos últimos três anos, celebrados os 18 anos da Rede no Santuário Santa Dulce dos Pobres e realizada a eleição da coordenação para o triênio 2026 a 2028, fortalecendo o compromisso comum no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Foram proporcionados momentos de estudo, reflexão e aprofundamento dos desafios contemporâneos com os temas: “Territórios Violados, Vidas Aliciadas: Justiça Socioambiental como Defesa Contra o Tráfico de Pessoas”, “Redes e Afetos: O Cuidado como Prática Transformadora” e “Do Grito à Ação: Incidência Política como Instrumento de Justiça”.
A Rede reafirma-se como espaço de esperança ativa, resistência solidária e testemunho profético, com a missão de “Atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas, principalmente de mulheres e crianças para fins de exploração sexual.” Dessa forma, assumimos três prioridades:
1ª) Processos formativos integrais com ênfase nas novas modalidades de tráfico de pessoas no contexto atual: digital, novas formas de violências e vulnerabilidades, crise climática e outras;
2ª) Mobilização social e incidência eclesial e política como expressão de compromisso com a justiça social e o bem comum;
3ª) Cultivar a mística e a cultura do cuidado por meio da escuta, compaixão e corresponsabilidade.
A assembleia elegeu a nova coordenação da Rede para o triênio 2026 a 2028. Integram a Coordenação Nacional: a coordenadora, Irmã Isabel do Rocio Kuss, da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas; o Irmão Carlos Antônio Lins, dos Missionários Franciscanos Filhos de Maria; a Irmã Sirleide Cabral de Oliveira, das Irmãs Franciscanas de Dillingen; e a Irmã Sandra Camilo Ede, das Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils.
Com o coração cheio de gratidão, pedimos as bênçãos e a intercessão das santas mulheres Dulce dos Pobres e Josefina Bakhita pela continuidade da tessitura da Rede, missão de todas e todos nós.
01 de novembro de 2025 – Salvador/BA
Assembleia Trienal da Rede Um Grito pela Vida




