Em sintonia com a mobilização internacional do dia 30 de julho, a Rede Um Grito Pela Vida publicou a edição especial de julho do seu Roteiro Orante. Mais que uma proposta de espiritualidade, o documento é mais um instrumento de unidade e mobilização na Rede, especialmente em uma data de forte ressonância na Igreja e na sociedade, marcada pelo Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
“Escutar o clamor, libertar vidas” é o tema que conduz esse tempo orante e militante, que convida comunidades, grupos e pessoas de fé a rezarem a realidade dolorosa do tráfico de pessoas — crime que transforma vidas em mercadoria e silencia histórias com violência.
A proposta é rezar por milhões de pessoas que, no Brasil e no mundo, são aliciadas, traficadas, escravizadas. Mulheres, crianças, adolescentes, migrantes e refugiados seguem sendo os principais alvos dessa chaga social que desafia governos, Igreja e sociedade civil.
O roteiro também convoca à ação: divulgar informações confiáveis, intensificar momentos de oração comunitária, participar de atividades de prevenção e integrar-se à Rede Um Grito Pela Vida, fortalecendo redes de cuidado, denúncia e proteção.
Instituído pela ONU e pela Lei 13.344/2016 no Brasil, o dia 30 de julho é um grito coletivo por justiça, dignidade e liberdade. Que nossas orações se convertam em compromisso, e nosso compromisso em ações concretas de enfrentamento e cuidado.
Clique na Imagem e acesse o arquivo.