Rede celebra conclusão do Curso “Juventudes: Cuidadoras da Vida”

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

O encerramento da segunda edição do curso “Juventudes: Cuidadoras da Vida” celebrou a aposta na formação de jovens comprometidos com a defesa da vida e a prevenção ao tráfico de pessoas. A iniciativa, promovida pela Rede Um Grito Pela Vida, contou com o apoio da Talitha Kum, rede mundial que lidera as demais redes religiosas de luta contra o tráfico.

O evento aconteceu online no sábado, dia 7 de dezembro. Participaram do curso jovens de todo o Brasil, incluindo lideranças leigas, formandos à vida religiosa consagrada e religiosos, todos unidos pelo compromisso com a luta contra o tráfico de pessoas. Ao longo de seis encontros formativos, realizados aos sábados, os participantes aprofundaram seus conhecimentos em temas essenciais, desde os conceitos básicos sobre o tráfico humano e as redes de proteção até o uso estratégico da comunicação para sensibilizar e mobilizar a sociedade.

O evento de conclusão reuniu lideranças religiosas e institucionais, como a Irmã Isabel do Rocio Kuss, coordenadora da Rede Um Grito Pela Vida, e a Irmã Michele Silva, coordenadora do curso. Entre os destaques internacionais, participaram a Irmã Abby Avelino, coordenadora Internacional da Talitha Kum, e a Irmã Carmen García Ugarte, representante regional da América Latina e Caribe da rede. A presença da Irmã Eliane Cordeiro, presidente da CRB Nacional, e da Irmã Ana María Vilca, responsável pelo curso de Jovens Embaixadores na América Latina, reforçou a sinodalidade nessa ação especial.

Os jovens participantes apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do curso, focados na prevenção ao tráfico de pessoas. As propostas incluíram ações práticas como intervenções sociais em escolas, igrejas e comunidades, além de estratégias de comunicação em redes sociais e meios de comunicação.

Irmã Isabel celebrou o momento destacando a caminhada de conhecimento realizada: “Desde de julho estamos estudando e refletindo temas importantes. Com isso, que saibamos cuidar da vida que há dentro da gente”.

Irmã Abby Avelino foi enfática ao apontar que os jovens são luzes: “aprenderam conteúdos para serem a esperança da mudança. Para serem líderes entre jovens. É preciso fortalecer a rede para que ela seja maior. Encorajo a vocês para conseguirem motivar as novas gerações para ser parte da rede e seguir em frente com essa missão (…) Sejam a luz do mundo dentro das trevas”.
Irmã Eliane Cordeiro lembrou que é preciso promover a defesa da vida em fidelidade à missão de Jesus. Já a Irmã Carmem, celebrou o fim do ciclo de formação e lembrou que a Talitha Kum confia na força da juventude como o futuro da missão contra o tráfico humano.

O encontro foi concluído com a entrega de diplomas e o convite para que os jovens continuem engajados em suas comunidades, ampliando os resultados dos projetos e fortalecendo a Rede Um Grito Pela Vida.

O curso reafirma o compromisso da Rede Um Grito Pela Vida em capacitar lideranças juvenis e mobilizar esforços na luta contra o tráfico de pessoas.

 

 

Publicações recentes