No dia 7 de junho, foi realizado o quarto encontro do curso Juventudes: Cuidadoras da Vida, com foco no tema “Ações concretas no enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. Jovens de diversas regiões do Brasil participaram da atividade, que abordou estratégias e iniciativas para prevenir e erradicar esse crime que fere a dignidade humana.
A assessoria do encontro foi conduzida pela Irmã Rose Bertoldo, do Núcleo de Manaus (AM). Em sua fala, ela destacou a necessidade de articulação entre as diversas formas de enfrentamento: “As violências sempre estão interligadas. As ações também precisam ser em rede, interligadas”.
Irmã Rose resgatou o caminho histórico dessa luta, como os 25 anos do Protocolo de Palermo — acordo internacional que visa combater o crime organizado transnacional, incluindo o tráfico de pessoas. Ela também apresentou os pilares da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: prevenção, repressão e responsabilização dos autores, além da atenção integral às vítimas.
A assessora incentivou a juventude a promover ações que envolvam sensibilização, formação permanente e intervenção social, como formas de resistência e cuidado com a vida.