Arcebispo de Natal recebe integrantes da Rede um Grito pela Vida

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

O Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, recebeu na manhã desta quarta-feira (9), integrantes da Rede Um Grito Pela Vida, Núcleo de Natal (RN). Na ocasião, o coordenador, Tállison Ferreira, apresentou o trabalho desenvolvido pela rede contra o tráfico humano de pessoas na cidade e destacou a importância do alinhamento das ações junto com a Arquidiocese, em terras potiguares.

Além de Tállison Ferreira, o encontro com Dom João contou com as presenças da Ir. Sione Silva, CINSG (vice-coordenadora), Ir. Antonina Pereira, IFNSBC, Profa. Margarene Lima e o Filósofo Clínico , Guto Castro.

Na ocasião, Dom João Santos recebeu uma camisa da rede, um totem e lembranças que simbolizam a luta da rede e propôs articular um momento, para que a Rede apresente o seu trabalho em uma das reuniões com Clero, que acontece mensalmente, como um modo de fortalecer a parceria entre a Rede e a Igreja Local.

De acordo com Tállison Ferreira “os indicadores da Organização da Nações Unidas apontam que atualmente 50 milhões de pessoas são vítimas da escravidão moderna em todo o planeta. O tráfico de pessoas que se expandiu no século 21, é considerado o terceiro maior comércio ilícito do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e do tráfico de armas.” No Brasil, o número de pessoas aliciadas aumentou consideravelmente em razão da pandemia da Covid-19 e da crise econômica que se alastra no país, sobretudo com as pessoas em maior situação de vulnerabilidade social.

O papa Francisco tem frisado que o tráfico de pessoas deste tempo “moderno” é consequência do individualismo, do egocentrismo e das atitudes que consideram os outros numa perspectiva meramente utilitária.

Em Natal, a Rede vem desempenhando ações de conscientização e combate ao tráfico humano, principalmente durante os eventos internacionais com o advento da Copa do Mundo de 2014 e a temporada de veraneio que atrai milhares de turistas para região. As ações têm como foco sensibilizar a sociedade sobre esse crime.

Vale salientar que a Rede um Grito pela Vida pertence à Conferência dos Religiosos do Brasil e integra a Rede Internacional Talitha Kum, sendo um organismo internacional e interinstitucional, no enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

 

Publicações recentes